Bauman e Truffaut em Amor Contemporâneo

Na sexta-feira, dia 20, será realizado o último encontro de Amor na Contemporaneidade: A Fragilidade dos Laços Humanos. O encontro será realizado na Arena do prédio 8 da PUCRS, às 18h.

Participarão do encontro o Prof. Dr. Ricardo Barberena, apresentando o livro Amor Líquido, de Zygmunt Bauman. O livro, que foi a inspiração inicial desse evento, teve ressonâncias em todas os encontros.

A apresentação do filme O homem que amava todas as mulheres (1977, 118min), de François Truffaut, fica a cargo do mestrando em Escrita Criativa, Marcelo Noah.

Sobre o filme:
Natal de 70. Há apenas algumas mulheres para acompanhar Bertrand Morane à sua última morada. Antes de sua morte, escreveu uma biografia, Lê Cavaleur, onde narra uma vida inteiramente consagrada às mulheres: das suas frustrações de infância pela mãe ausente, à sua primeira experiência com uma prostituta, às suas incontáveis conquistas, até sua história com Geneviève Bigey. Foi ela quem conseguiu que seu romance fosse publicado quando trabalhava numa editora. Na noite de Natal, ela se despede dele para se reencontrarem no reveillon. Sozinho por um momento, Bertrand sente forte atração por uma mulher que avista na rua. Ao atravessar, é atropelado por um carro e morre no hospital admirando a beleza da enfermeira. Mais uma bela e sensível obra sobre a alma humana do mestre Truffaut.

Assista a um trecho do filme:



Sobre o livro:


A modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos, um amor líquido. Zygmunt Bauman investiga nesse livro de que forma as relações tornam-se cada vez mais 'flexíveis', gerando níveis de insegurança sempre maiores. A prioridade a relacionamentos em 'redes', as quais podem ser tecidas ou desmanchadas com igual facilidade - e freqüentemente sem que isso envolva nenhum contato além do virtual -, faz com que não saibamos mais manter laços a longo prazo. Mais que uma mera e triste constatação, esse livro é um alerta - não apenas as relações amorosas e os vínculos familiares são afetados, mas também a capacidade de tratar um estranho com humanidade é prejudicada.

Para ler um texto sobre o livro, clique aqui.

Encontros já realizados:
02/10
Livro "Primeiro Amor", de Samuel Beckett (Profa. Dra. Ana Mello/PUCRS)
Filme "Encontros e Desencontros" (Camila Gonzatto/Mestranda PUCRS)

23/10
Livro "Almoço Nu", de William Burroughs (Maurício Krebs/Mestrando PUCRS)
Filme "Crash" (Profa.Dra. Rosangela Fachel)

06/11
O Amor em Drummond (Prof. Dr. Antônio Sanseverino/UFRGS)
Filme "Não Amarás" (Vinícius Carneiro/Mestrando PUCRS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário