Pedro Geraldo Escosteguy

Você conhece Pedro Geraldo Escosteguy? Escritor, artista visual e médico, todo o seu acervo está a cargo do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS.

Em setembro deste ano, o nosso grupo de pesquisa já dedicado ao autor. Reserve sua agenda e acompanhe aqui mais novidades.

Enquanto isso, saiba mais sobre ele:


Pedro Geraldo Escosteguy nasce a 14 de julho de 1916 em Santana do Livramento, RS. Aos vinte e dois anos, forma-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade do Rio Grande do Sul. Encerra, em 1980, as atividades como médico profissional, tendo publicado, ao longo desses quarenta e dois anos de exercício, trabalhos técnicos em congressos nacionais e internacionais na sua especialidade, gastrenterologia, e lecionado em vários cursos. Mas, Pedro Geraldo Escosteguy não é, apenas, um médico; ele também é poeta, contista, pintor, escultor. Sua carreira nas artes plásticas tem tanto destaque e brilhantismo quanto a de sua carreira médica.

No quadro das artes literárias do Rio Grande do Sul, destaca-se como membro do Grupo Quixote e pela sua contribuição no processo de ruptura com o passado. Publica livros de poesias, artigos de crítica em jornais e, na Revista O Cruzeiro, os “anticontos”. Essa obra vanguardista dos anos 1960, resulta da brevidade do texto constituído de imagens ricas em cores, formas e sonoridades verbais.
Nas artes plásticas participou dos grandes movimentos de vanguarda dos anos 1960 e 1970 e atuou como um dos mentores da vanguarda tipicamente brasileira, lançando as bases de uma arte relacionada à realidade, à idéia do novo e à participação do espectador. Seu trabalho é reconhecido em âmbito nacional e internacional, tendo participado de várias exposições dentro e fora do país e sendo premiado em muitas delas. Foi o criador de Pintura táctil, que, na opinião de Oiticica, é a primeira obra plástica propriamente dita com caráter participante no sentido político.

Pedro Geraldo Escosteguy morre, em PortoAlegre, a 28 de junho de 1989, deixando várias obras inéditas.


Curiosidades

Pedro Geraldo Escosteguy trouxe uma contribuição teórica e prática para o encaminhamento da vanguarda carioca que se articulou a partir de Opinião 65. Médico e poeta, provido de estudos filosóficos, introduziu no grupo sua impressões dos contatos que tivera com Sartre e Simone de Beauvoir, por ocasião da visita destes ao Rio de Janeiro, e dos estudos das lições de Ccândido Mendes e Hélio jaguaribe, que apontavam novas possibilidades de abordagem dos problemas do ser e da exist6encia, no tempo e no espaço brasileiro.

Pintura táctil, obra criada por Escosteguy como forma de relevo para ser apreendido mais pelo tato e menos pela visão, foi, na opinião de Oiticica, a primeira obra plástica propriamente dita com caráter participante no sentido político.

Pedro Geraldo Escosteguy dedica-se à pesquisa no campo da literatura, da música e das artes visuais vanguardistas, criando uma obra com forte apelo poético que dificulta o estabelecimento do limite entre poesia e prosa e entre arte literária e pictórica.


Frases

“A política, o poder, a economia, a cultura, a ética, a liberdade, o pensamento criador, sempre acolheram suas diretrizes, não pelo simples fato de terem sido codificadas, mas pela ação determinante das essência dialética que confere à vida, da célula ao homem, e do homem ao cosmos, significação de processo.” Vanguarda e autencidade, apresentada em Proposta 66.

“Minhas construções de madeira se assentam numa semântica social onde revelo a perplexidade geral ante a corrida belicista. Em sua execução, mobilizo uma semântica acessível aos meus próprios conhecimentos e possibilidades, auxiliada com o uso da palavra ou da frase, em busca de associações rápidas.” Opinião 65: ciclo de exposições sobre arte no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Galeria de arte BANERJ, 1985. p.28

“Assim o ‘anticonto’ me parece como o antidiscurso – não como negativa do acontecimento, mas, e antes de tudo, como descoberta das essências desse acontecimento, nào silogístico e formal, mas ideogramático e simples.” Depoimento de PGE (Cf. ALPGE 01i0572-s.d.)

“Assim o ‘anticonto’ me parece como o antidiscurso – não como negativa do acontecimento, mas, e antes de tudo, como descoberta das essências desse acontecimento, nào silogístico e formal, mas ideogramático e simples.” Depoimento de PGE (Cf. ALPGE 01i0572-s.d.)


Quer saber mais? Leia o texto completo no site do Delfos ou visite a página do artista no MARGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário