No limiar das narrativas: quadrinhos

Na sexta-feira, 6 de maio, às 17h30, a primeira atividade do evento "No limiar das narrativas: hibridismo e multilinearidade" será sobre quadrinhos. O objetivo é discutir quadrinhos como uma linguagem híbrida por excelência.

No início, haverá uma apresentação sobre os elementos básicos dessa linguagem, tendo por base as obras "Desvendando os Quadrinhos" e "Desenhando os Quadrinhos", de Scott McCloud, e "Quadinhos e Arte Sequencial" e "Narrativas Gráficas", de Will Eisner. Depois partiremos para casos de novos hibridismos envolvendo quadrinhos, como este quadrinho animado aqui. Ou o hibridismo de gênero, como o Jornalismo em Quadrinhos:


(A reportagem acima foi publicada na Revista da Cultura, edição de março de 2011. O texto fica mais fácil de ler neste link aqui.)

Quem quiser se preparar melhor para o evento pode começar pelos livros de Scott McCloud e Will Eisner. Vale também visitar o site do McCloud, especialmente na seção Webcomics, onde o autor divulga experiências com quadrinhos hipertextuais multilineares.

Um comentário:

  1. Parabéns a todos pelo excelente evento na última sexta. Grande apresentação de Augusto e Pedro. Ótima mediação de Carol. Muito bom. Comentários positivos entre os alunos.

    ResponderExcluir