Casa M

Estou colocando abaixo a divulgação da inauguração da casa M da Bienal do Mercosul. É uma iniciativa super legal, que começa bem antes da Bienal. A proposta é que seja um lugar de encontro de todas as artes, com programação variada e espaços para encontros, reuniões, internet wi-fi grátis e cafezinho.

Sugiro desde já fazermos uma reunião do grupo lá.


8ª Bienal do Mercosul inaugura Casa M
Espaço cultural abre no dia 24 de maio e vai abrigar atividades artísticas e educativas, com entrada franca

Será inaugurada na terça-feira, 24 de maio, a Casa M, um dos projetos-chave da 8ª Bienal do Mercosul. Pensada para expandir a Bienal no tempo, a Casa M é um espaço cultural dedicado à promoção, ao desenvolvimento e ao intercâmbio artístico a nível regional, nacional e internacional, com ênfase no estímulo à cena artística local. A casa, que deve permanecer aberta até dezembro, vai oferecer atividades de diferentes linguagens, mesclando artes visuais, literatura, cinema, música, dança e teatro, entre outras expressões e áreas do conhecimento.

Segundo a curadora assistente da Bienal, Fernanda Albuquerque, o nome “Casa M” (de Mercosul) pretende dar ênfase ao seu caráter de “casa”, de local de integração e recepção, de situação doméstica, aberta e informal. Na programação estão previstas atividades voltadas ao público em geral e do meio artístico, como conversas, debates e workshops, entrevistas com artistas da 8ª Bienal do Mercosul, pocket-shows e mostras audiovisuais, além de ações especiais oferecidas à vizinhança. A Casa M terá uma sala de leitura, um espaço experimental de exposição (Vitrine), ateliê, área de convivência e ambientes para projeção de vídeos e debates. O Projeto Pedagógico da 8ª Bienal do Mercosul vai promover, na Casa M, cursos de formação para professores e oficinas voltadas à arte-educação.

No dia 24, acontece uma grande festa de inauguração aberta ao público: entre as 17h e as 24h, a Casa M vai receber os visitantes com uma intensa programação de performances, discotecagem, mostra de vídeos e apresentação do projeto da Bienal. Confira a programação completa na grade abaixo.

A Casa M também vai abrigar projetos permanentes como a Vitrine - onde a cada mês um jovem artista gaúcho apresenta uma exposição de pequeno porte, instalações de três artistas – Daniel Acosta, Fernando Limberger e Vitor César, um Programa de Residências para curadores – em que quatro profissionais de outros estados brasileiros e do exterior conhecem ateliês de artistas locais, o programa Duetos - que reúne 12 artistas de diferentes áreas para utilizar a Casa M como local de trabalho e investigação, oferecendo oficinas e desenvolvendo propostas em colaboração, e o programa Combos - em que três convidados de diferentes linguagens artísticas e campos do conhecimento compartilham com o público projetos em desenvolvimento e trocam ideias sobre suas práticas. Nos programas especiais para os moradores da Rua Fernando Machado, vizinhos da Casa M, a artista plástica e professora Cláudia Sperb, vai oferecer a Oficina dos Vizinhos, onde a cada encontro são discutidas ações e realizações em conjunto, utilizando-se os espaços, conteúdos e materiais da 8ª Bienal do Mercosul. A Casa M também vai abrigar um Programa de Residências para curadores de instituições culturais nacionais e internacionais, que serão convidados a propor conversas com o público, desenvolver oficinas e visitar ateliês de artistas locais. O programa, com duração de sete dias para cada curador, acontece nos meses de julho, agosto, outubro e novembro.

A primeira Vitrine expõe o trabalho do artista Tiago Giora, que propôs para o espaço a obra intitulada Entre. O modo como deixamos de perceber os ambientes que nos rodeiam é o ponto de partida para os projetos de Tiago Giora. Isso está presente também na obra desenvolvida para a Casa M, em que o artista parte do desenho formado pela arquitetura interna da morada para criar uma intervenção na vitrine. A obra alude à condição desse espaço de estar entre um local e outro, separando e ao mesmo tempo conectando dois ambientes. Um plano de gesso encobre parte da fachada da Casa e incorpora o local ao trabalho. O próximo artista a ocupar a Vitrine será Rogério Severo, a partir do dia 21 de junho.

Um Conselho formado por artistas, pesquisadores e agentes culturais da Capital colabora com os curadores da 8ª Bienal na concepção da programação, sugerindo eventos e profissionais no âmbito artístico, acadêmico e institucional. O Conselho é composto pelos seguintes membros:

·         Alexandre Santos - professor e pesquisador do Instituto de Artes da UFRGS
·         Camila Gonzatto – cineasta e jornalista
·         Gabriela Motta - crítica e curadora de arte
·         Jezebel De Carli - atriz, diretora de teatro e professora
·         Leo Felipe – jornalista e curador
·         Neiva Bohns - professora e pesquisadora do Instituto de Artes e Design da UFPel

Para o curador-geral da Bienal, José Roca, a implantação de um projeto tão complexo quanto a Casa M é essencial para aproximar evento e comunidade: “A maioria das bienais traz grandes quantidades de público durante um período curto e concentrado de duração do evento, mas, em seguida, há longos períodos em que quase não há atividade. É possível entender a Bienal também como uma instância de criação de infraestrutura”, declara Roca.

O presidente da 8ª Bienal do Mercosul, Luiz Carlos Mandelli, acredita que a Casa M amplia os canais de diálogo com a comunidade e promove a reflexão, o diálogo e a formação de público para a arte contemporânea: “esperamos que a comunidade acolha a Casa M como um local de fundamental importância para o fomento das artes em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Almejamos que este espaço siga permanentemente aberto ao público, além dos sete meses previstos para a sua duração”.

A Casa abriga uma história curiosa: a antiga moradora do sobrado, Cristina Balbão (1917-2007), estudou no Instituto de Belas Artes da UFRGS, em Porto Alegre. Estimulada por artistas e professores como Ado Malagoli, interessou-se por arte moderna, tornou-se professora do Instituto por mais 30 anos, sendo responsável pela formação de vários novos artistas e acompanhando o surgimento de diferentes manifestações artísticas. Dentre eles, Fernando Limberger, cuja obra desenvolvida para o pátio da Casa M chama-se Vermelho-Pungente (Para Dona Cristina), em homenagem à sua professora.

Obras permanentes
Três obras especiais criadas para diferentes ambientes estarão permanentemente em exposição: na Sala de Leitura encontra-se uma peça de mobiliário multiuso criada por Daniel Acosta, uma instalação de Fernando Limberger está exposta no pátio e a campainha da porta de entrada é obra de Vitor Cesar.

·         Vitor Cesar – Campainha, 2011 - Os projetos de Vitor Cesar confundem-se com elementos da vida comum, envolvem uma estratégia de comunicação com o outro e questionam o contexto onde estão inseridos. Para a Casa M, o artista desenvolveu uma campainha que, quando acionada, dispara diferentes toques ao longo dos ambientes da casa, dando as boas vindas a quem chega.

·         Fernando Limberger – Vermelho-Pungente (Para Dona Cristina), 2011 - Os trabalhos de Limberger articulam vegetação, formas geométricas e planos de cor em jardins que combinam exuberância e simplicidade, natureza e artifício. Aspectos similares estão no trabalho desenvolvido para o pátio da Casa M. Em meio a uma vibrante e colorida topografia, dois elementos pontuam a paisagem: um abacateiro de copa farta e iluminada e um cubo de madeira queimada. Vida e morte, luz e sombra, natureza e racionalidade são alguns dos binômios evocados pela obra.

·         Daniel Acosta - REPLIK:modularshelvesystem, 2011 - Os espaços criados por Daniel Acosta oferecem o que o artista chama de disponibilidade multifuncional. A característica também está presente na peça desenvolvida para abrigar a coleção de livros e revistas de arte. De desenho geométrico e estrutura modular, o trabalho marca a entrada da sala de leitura e organiza o ambiente.
 
Duetos
O programa Duetos reúne doze artistas e coletivos de diferentes linguagens – música, literatura, teatro, vídeo, cinema, dança e artes visuais – para utilizar a Casa M como espaço de trabalho e investigação ao longo do ano e desenvolver propostas em colaboração. Cada convidado forma dois duetos, apresentados ao público quinzenalmente, e oferece uma oficina aberta à comunidade. Integram o programa:
·         Tatiana Rosa - bailarina, coreógrafa e performer
·         Diego Mac - bailarino, diretor e coreógrafo
·         Maíra Coelho – bonequeira (teatro de bonecos)
·         Teatro Geográfico – grupo de teatro
·         Marcelo Noah - poeta
·         Daniel Galera - escritor
·         Grupo Avalanche – coletivo de produção audiovisual
·         Rodrigo John – artista e cineasta
·         Carla Borba - artista visual e performer
·         Elcio Rossini – artista e performer
·         Panetone - músico experimental
·         Yanto Laitano - músico

Combos

Três convidados de diferentes linguagens artísticas e campos do conhecimento compartilham com o público projetos em desenvolvimento e trocam ideias sobre suas práticas. O primeiro Combo tem como tema a criação e manutenção de projetos artísticos independentes. O debate acontece no dia 01 de junho e tem a participação de integrantes do Atelier Subterrânea (Adauany Zimovski, Tulio Pinto, Guilherme Dable, James Zortéa, Lilian Maus), Casa de Teatro (Jeffie Lopes) e Não Editora (Rodrigo Rosp), todos de Porto Alegre.

O segundo Combo acontece no dia 15 de junho e vai reunir curadores de distintas áreas para discutir as práticas curatoriais em diferentes campos da arte. Participam deste encontro José Roca - curador geral da 8ª Bienal do Mercosul e diretor artístico da Philagrafika 2010, Luciano Alabarse - diretor teatral e diretor artístico do festival de teatro Porto Alegre em Cena, e Gustavo Spolidoro – cineasta e coordenador de curadoria do festival de cinema CineEsquemaNovo.


Casa M
De segunda a sexta-feira, das 12h às 20h | Sábado, das 10h às 18h
Rua Cel. Fernando Machado, 513 - Centro (em frente à escadaria da Rua João Manoel). Porto Alegre-RS
Todas as atividades são gratuitas. Para oficinas, cursos, inscrições e informações: telefone 51 3519 7109 | casam@bienalmercosul.art.br | www.bienalmercosul.art.br/casam

Nenhum comentário:

Postar um comentário