No Limiar das Narrativas: Jornalismo e Literatura




No próximo dia 14, o evento No Limiar das Narrativas: Hibridismo e Multilinearidade tratará das interfaces entre Jornalismo e Literatura. Luís Roberto Amabile e Moema Vilela, jornalistas, escritores e mestrandos do PPGL, vão abordar especialmente o tal do “jornalismo literário”, aquele tipo de texto jornalístico que se apropria de técnicas da literatura e as utiliza para contar uma história não-ficcional, produzindo um texto mais criativo e com preocupações estéticas. A partir de um olhar diferenciado, tais textos se valem de procedimentos que não são sempre encontrados nas narrativas jornalísticas.
Para dar uma ideia do assunto, eles preparam uma perspectiva histórica do tema. Com aproximações entre movimentos e produtos de vários países e épocas, vamos ver o que une trabalhos tão díspares como de Dickens, Balzac, Defoe e as revistas Piauí ou Etiqueta Negra. O destaque fica para a metade final do século XX, já que a interface entre métodos e técnicas do jornalismo e da literatura ganhou ares de movimento entre os anos 30 e 60, a partir de jornalistas e veículos norte-americanos que começaram a publicar amplamente matérias dessa natureza.
Nomes como Truman Capote, Norman Mailer, Tom Wolfe, Joan Didion, Jimmy Breslin e Gay Talese (foto: Fred Conrad) obtiveram um grande sucesso de público, em especial na revista, mas também nos jornais diários. No Brasil, como conjectura Páginas Ampliadas, de Edvaldo Pereira Lima, o “novo jornalismo” logo influenciou dois veículos lançados em 1966, a revista Realidade e o Jornal da Tarde, que se destacaram por uma proposta estética renovadora, embora o jornalismo literário de fôlego mais longo ganhou força no país durante os anos setenta. Exemplos atuais ajudarão a problematizar a questão, incluindo livros-reportagens e revistas contemporâneas, com depoimentos também dos dois jornalistas sobre seus trabalhos em grandes redações da mídia nacional e em veículos alternativos.
O encontro será realizado na Arena do Celin, 2º andar do prédio 8 da PUCRS, às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário