LIM CAR - 1a Jornada dos grupos de pesquisa em literatura contemporânea de língua portuguesa da PUCRS

E o nosso LIM CAR: Percursos contemporâneos foi maravilhoso!

Cartaz luxo já antevia a qualidade do evento.

Na quinta-feira, dia 07 de novembro, tivemos a abertura oficial do evento, com os professores coordenadores dos GPs Paulo Ricardo Kralik (Cartografias) e Ricardo Barberena (Limiares comparatistas).

A 1a Mesa-Redonda, sob coordenação da mestranda Aline Corte, teve as apresentações dos alunos Bruno Mazollini (ME-TL), e suas "Notas sobre memória cultural e guerra colonial na literatura portuguesa contemporânea: o caso de Angola em O retorno e em Teoria geral do esquecimento"; Luara Pinto Minuzzi (ME-TL), "O embate entre afetividade e efetividade em três contos de Mia Couto"; e Márcia Schwertner (ME-TL), "Relendo memórias em busca da própria identidade".

A primeira fala de apresentação do mestrando Bruno.

A 2a Mesa-Redonda contou com a coordenação da mestranda Luara Minuzzi, e teve as falas das alunas Sabrina Ramalho (ME-TL), com  "A instabilidade do processo ficcional nos manuscritos de Caio F. Abreu"; Natália Polesso (ME-TL e finalista do prêmio Açorianos), e "Uma frase terrivelmente obscena e necessária"; Aline Santos (GRA) falou sobre nossa pesquisa do Gelbc do "Mapeamento da Personagem no Romance Sul rio-grandense Contemporâneo: 1990-2016"; e o aluno Fábio Varela Nascimento (ME-TL), com "As personagens e o campo da cultura em sete narrativas brasileiras".

A 3a Mesa-Redonda foi coordenada pela mestranda Maurin de Souza. Os trabalhos apresentados ficaram a cargo de Guilherme Lessa Bicca Machado (ME-EC), sobre "Cartografia afetiva"; Aline Corte (ME-TL), e seus "Olhos de futuro: a criança em O filho de mil homens e Teoria Geral do Esquecimento"; e Fernanda Borges (DO-TL), com "Entre meninos mentidos e mágicas recordações: as narrativas híbridas de Valêncio Xavier".

Para fechar com maestria o primeiro dia do evento, a 4a Mesa-Redonda da tarde contou com a coordenação do aluno de graduação Matheus Marçal, que mediou os trabalhos de Reginaldo Pujol Fº (ME-TL), e "Short movies: Parar para ler. E imaginar e ver"; de Anna Faedrich (DO-TL), com "Escritura autoficcional e trauma em Divórcio, o romance-vingança de Ricardo Lísias"; de Amanda Oliveira (ME-TL), com "Patricia Portela, Para cima e não para norte"; e de Maurin de Souza (ME-TL), e "A representatividade do objeto livro".


Já na sexta, dia 8 de novembro, o segundo e último dia de evento contou com a qualidade de apresentações, até mesmo da Alemanha, e com ilustre convidado.

A Mesa-Redonda 5, sob coordenação do doutorando e finalista do prêmio Açorianos Luís Roberto Amabile, teve as apresentações de:
- Charles Dall’Agnol (ME-TL): Bruno Azevêdo, escritor pulp
- Davi Boaventura (ME-EC): Quatro Soldados e a aventura de capa-e-
espada no século XXI
- Patrícia Silveira (DO-EC): Sonhos [Im]possíveis
- Guilherme Azambuja Castro (ME-EC): O cheiro triste das bergamotas
- Thiago Nestor (ME-TL): Livro

A Mesa-Redonda 6, coordenada pelo mestrando Charles Dall’Agnol, teve:
-  Luis Roberto Amabile (DO-TL): Que país é esse? O Brasil em "O falso mentiroso", de Silviano Santiago
- Moema Vilela (DO-EC): Barreiras
- Camila Alexandrini (ME-TL): Par.tir: uma experiência literária
- Luciana Guirland (GRA): Gritos azuis: as realidades angolana e portuguesa pelos olhos infanto-juvenis dos narradores de Dulce Maria Cardoso e Ondjaki

Sob a temática "Escrever em Português no mundo contemporâneo", Ondjaki fez sua ilustríssima fala no evento.

Ao lado do Prof. Paulo Ricardo Kralik e do mestrando Reginaldo Pujol Filho, Ondjaki fez sua fala e provou que a literatura é simples e poética.
O público já demonstra a significância da fala de Ondjaki.


Para coroar com chave de ouro o encerramento do evento, a Mesa-Redonda 7, sob coordenação do Prof. Ricardo Barberena, contou com as apresentações de Odi Rocha da Silva (DO-TL): José Saramago e o elemento greco-romano: uma breve análise de polifonia e dialogismo presentes em O Ano da Morte de Ricardo Reis; de Vinícius Gonçalves Carneiro (DO-EC): Restrições e transcrição: diálogo entre Georges Perec e Haroldo de Campos; e, direto da Alemanha, de Camila Gonzatto (DO-EC): Os personagens e a cidade no cinema.

Onde há skipe, não há distância. Camila e sua fala, direto de Berlim.


Assim, uma breve amostra da literatura contemporânea pôde ser pensada, discutida e apresentada aos alunos e demais presentes, possibilitando diálogos e leituras da literatura de nosso tempo.
Ano que vem, a edição II! Aguardem!!



LIM CAR: Percursos contemporâneos : I Jornada dos grupos de pesquisa em Literatura
Contemporânea em Língua Portuguesa da PUCRS
Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares
Coordenação Prof Dr Ricardo Araújo Barberena
Cartografias Narrativas em Língua Portuguesa
Coordenação Prof Dr Paulo Ricardo Kralik Angelini

Nenhum comentário:

Postar um comentário