Um casamento à indiana no BRIC





No dia 25/05, teve início o BRIC, um evento para discutir a produção literária e fílmica do Brasil, Rússia, Índia e China. A Índia foi tema do primeiro evento e a doutoranda Gabriela Silva apresentou o filme Um Casamento à Indiana. Abaixo, você pode ler o texto que Gabriela mandou para o blog:

Um casamento à indiana
Mira Nair – Índia, 2001

Que tal a história de um casamento em que todas as ações de fundem numa grande festa? É assim que acontece em Casamento à indiana, filme de Mira Nair, produzido em 2001. Na narrativa é contado o casamento da filha de Latit Verma. A festa dura quatro dias entre o noivado e a cerimônia propriamente dita.

Há uma preocupação com os gastos da festa. Na cultura indiana ter uma filha é uma grande desventura: é o pai da noiva quem deve oferecer a festa, presentes a família do noivo e arcar com todas e quaisquer despesas.

Adit tem um amante, casado e que é seu colega de trabalho. Está dividida entre o noivo escolhido pelos pais e o amante.

A família se reúne e a trama vai ganhando sentido: problemas comuns a todas as famílias em diversas partes do mundo. O irmão caçula é homossexual, a sobrinha foi abusada pelo tutor da família. Ria é uma moça voltada para a cultura ocidental, quer estudar numa universidade americana e se tornar escritora. A lembrança do abuso sofrido na infância acaba forçando Ria a contar a verdade, culminando com a expulsão do tutor da casa de Latit.

Ainda há a história de Dube, contratado para organizar e decorar a festa. É um homem simples, mas que deseja o Dube é um homem simples, mas que deseja o sucesso financeiro e acima de tudo a felicidade. Apaixona-se por Alice, empregada da casa, que deseja assim como Dube, o amor.
Paralelo ao casamento de Adit, acontece o casamento de Dube. E Latit comovido chama-o a também comemorar suas bodas. E tudo acaba numa grande festa. E como finais felizes são esperados pelos espectadores, Mira Nair nos oferece um bem satisfatório: Adit se apaixona pelo noivo, deixando de lado o amante. Ria conhece um primo que está chegando de Londres, moderno como ela e que desperta seu interesse...

Mira Nair equilibra seu filme entre o moderno e o tradicional, entre os sentimentos amorosos e o cumprimento das leis familiares. O que ela deixa claro na narrativa é que se nos permitirmos escolher uma forma de entendimento com o que nos cerca seremos mais felizes com nossa cultura e com as possibilidades de mudança. É sem dúvida um belo filme.

Podemos elencar alguns pontos que são temas tratados no filme:

Narrativa
Tradição x  Modernidade
Casamento – infidelidade – amor filial
Diferenças de castas
Importância do ritual
Economia e cultura ocidental
Cultura ocidental e oriental
Vida cotidiana
Dramas pessoais comuns ao ocidente e ao oriente
Diáspora em busca da riqueza.

Para saber mais sobre Mira Nair, clique aqui.

Aqui, você pode ler uma entrevista com Mira Nair sobre a diáspora indiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário