Som & Sentido: neste e no próximo semestre



Na última terça-feira, dia 29 de junho, foi realizada mais uma edição de Som & Sentido. No encontro, foi a vez de ouvir textos de Patativa do Assaré.

O encontro marcou o encerramento das atividades abertas ao público do grupo Paisagens Identitárias na Contemporaneidade, coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Barberena.

No próximo semestre daremos continuidade ao Som & Sentido e ao BRIC. Também teremos um evento especial dedicado ao escritor, artista visual e médico Pedro Geraldo Escosteguy, cujo acervo foi doado para o Delfos (Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS).

Acompanhe neste blog as datas dos eventos e compareça. Nos vemos por aqui e no prédio 8 da PUCRS! Boas férias!

Abaixo, você pode ler um texto sobre Patativa do Assaré:


Patativa do Assaré

Nascido em 1909 em Assaré, Ceará, seu verdadeiro nome era Antonio Gonçalves da Silva. Casado com Belinha, com quem teve nove filhos, dedicou-se a vida toda ao trabalho no campo, de onde também tirava o mote de seus versos. Patativa assim como Borges, ficou cego... Sabia ler, mas não escrever. Seus poemas eram memorizados, poemas extensos, que traziam sonoridades incríveis e imagens quase que instantâneas do sertão nordestino.

Ao longo de anos, Patativa recebeu cinco Honoris Causa, tornou-se conhecido e lido por leitores de diversos países. É referência quando se fala em literatura de cordel. O poeta cordelista faleceu em 2002.

A literatura de cordel se caracteriza pela sonoridade, o repentista trabalha as palavras como se elas, puxando uma a outra conduzissem o fio da memória. Conheça Patativa, leia cordel, escute poesia, é uma receita boa para o coração.

Veja entrevista de Patativa para o programa Entrelinhas.

Para saber um pouco sobre o poeta, visite este link.

Texto de Gabriela Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário