Narrativas Híbridas - games e OuLiPo

Na próxima sexta-feira, dia 3, às 17h30, na Arena (2º andar do prédio 8/PUCRS), será realizado o terceiro encontro de No limiar das narrativas: hibridismo e multilinearidade. Desta vez serão discutidos dois temas:

Fábio Goulart falará sobre o jogo MMO World of Warcraft. Também contaremos com a presença de Maurício Piccini, que falará sobre narrativa em jogos.

Dá uma olhada nesses links:
http://us.battle.net/wow/en/
http://www.wowwiki.com/Portal:Main


E nesse vídeo:



E nesse também (vídeo sobre o qual o Caio falou na apresentação sobre narrativa transmídia):

Jane McGonigal - On Productivity from The School of Life on Vimeo.


O segundo tema que será abordado é o grupo de escritores OuLiPo, que será apresentado por Vinícius Carneiro.


Sobre o OuLiPo:
"Georges Perec fez parte do grupo OuLiPo desde 1966, o qual tinha também entre seus integrantes Raymond Queneau, Jacques Roubaud e Ítalo Calvino. Trata-se de um grupo criado na França em 1960 e que tem por fundamento a possibilidade de incorporação de estruturas matemáticas em trabalhos literários através de métodos restritivos (contraintes). Em novembro de 1960, François Le Lionnais, Raymond Queneau, Albert-Marie Schmidt, Jean Queval, Jean Lescure, Jacques Duchateau, Claude Berge e Jacques Bens, os quais se interessavam tanto pela literatura quanto pela matemática, formaram o Sélitex (Seminário de Literatura Experimental), o qual veio a se chamar posteriomente OuLiPo (PINO, 2004: 48-52). Quanto às restrições, poderiam ser normas já existentes na literatura (vide o palíndromo e o lipograma) ou advindas do campo da matemática (vide análise combinatória), e todo texto é regido por regras, conhecidas ou não pelo autor, explícitas ou inerentes à linguagem. A potencialidade do Atêlie de literatura potencial não se limita apenas às fórmulas criativas e instigantes, uma vez que são variadas e potenciais as leituras a serem feitas, sendo estas um fator combinatório a mais (BENS apud MATHEWS, 1998).

Ao optar por trabalhar com estruturas rígidas, o grupo acredita promover o inverso, ou seja, possibilitar maior liberdade e domínio do processo de criação. Inicialmene, a produção do grupo era dividida, basicamente, entre analítica e sintética. A primeira consistia no estudo de restrições em textos literários (o que corresponde a uma revisão historiográfica); a segunda criava restrições que pudessem servir como técnica de criação para terceiros (BRAFFOT, 1988: 108-137). Tal quadro mudou com a entrada no grupo de escritores como Jacques Roubaud, Georges Perec e Italo Calvino, que queriam, conforme Pino (2004: 52-53), explorar as possibilidades que as regras formais ofereciam à literatura – até extrapolá-las. Podemos afirmar que, ao valorizar a elaboração meticulosa dos textos, o grupo contrapunha-se, de certo modo, às experiências automáticas dos surrealistas".

Esperamos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário