No limiar das narrativas: literatura na sala de aula

Eis o relato da última edição do evento No Limiar das Narrativas: Hibridismo e Multilinearidade, ocorrido na sexta-feira, dia 25 de maio, das 17h30 às 19h. As fotos são de Fábio Goulart; o texto, de Caroline Becker.

Nas duas últimas fotos, vê-se, da esquerda para a direita: Altair Martins, Caroline Becker e Augusto Paim (mediador).




"O último encontro do evento No Limiar das Narrativas: hibridismo e multilinearidade teve como mote 'A literatura na sala de aula' e incitou reflexões sobre o ensino de Literatura e sobre a leitura na Educação Básica. Além da mestranda e professora Caroline Becker, houve a participação do convidado Altair Martins, acadêmico, escritor e professor que permanece como docente no Ensino Médio. Para ele, ensinar literatura exige 'táticas de guerrilha', pois o professor, quando em sala de aula, luta para conquistar seus alunos, digladia para torná-los leitores. Ao relatar alguns fatos de sua trajetória como professor, Altair ressaltou que, de modo algum, devemos subestimar os alunos; a teoria literária e a história da literatura devem estar presentes nas aulas e, para incentivá-los, devemos encaminhar boas leituras – entre elas, A metamorfose, de Franz Kafka, e O apanhador no campo de centeio, de J. D. Salinger, as quais o professor indica aos seus alunos, trabalhando-as em sala de aula.

Caroline Becker apresentou um projeto de leitura, um planejamento a ser aplicado no Ensino Médio, especificamente no 3º ano. A partir de um eixo temático - o testemunho -, três livros foram selecionados: Maus – a história de um sobrevivente, de Art Spielgman; Diário da Queda, de Michel Laub; e Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Segundo Caroline, a temática como um meio de contextualização é interessante porque permite ao aluno tecer relações e intertextos. Como prática de sala de aula, além da organização temática, as atividades seguem as propostas do letramento literário, o qual prevê uma imersão na leitura."

***

A próxima edição do evento será no dia 15 de junho, das 17h30 às 19h, sobre o tema “Artes Visuais e Literatura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário