No limiar das narrativas: Transcriações (Adaptações e Literatura)

Caro leitor deste blog! Você está acostumado a ver aqui postagens divulgando os eventos que organizamos. São, para ser mais preciso (para se ter rigor metodológico!), dois tipos de postagens: antes de o evento ocorrer, fazemos a sua devida propaganda; depois, postamos aqui um breve relato com algumas imagens.

Pois hoje temos um pouco mais a oferecer. Em verdade, duas coisas a mais. Em primeiro lugar, as fotos! Graças a presença entre nós do talentosíssimo fotógrafo (e textógrafo) Fábio Goulart, o nosso registro da última edição do evento No Limiar das Narrativas: Hibridismo e Multilinariedade, não só vale como relato, mas também tem valor estético.


O ideal seria não pôr legenda nas fotos; há casos, porém, em que uma imagem não vale mais do que mil palavras, e são necessárias algumas explicações. Mas não se preocupe, que não vamos precisar de tantas palavras para descrever sobre o que essas fotos se referem. Na sexta-feira, dia 27 de abril, a Arena do Celin sediou o debate “Transcriações: adaptação e literatura”. A fala ficou ao encargo de Fernanda Borges (de cachecol) e Caroline Becker (sem cachecol), ambas alunas do PPGL. A mestranda Becker falou (e mostrou trechos!) da adaptação do romance de Machado de Assis para a televisão, na minissérie Capitu, dirigida por Luiz Fernando Carvalho. A doutoranda Borges percorreu o caminho contrário, ao discutir sobre a adaptação do cinema para a literatura, especificamente do caso do conto Aqueles dois, de Caio Fernando Abreu, livremente adaptado do filme Infâmia, dirigido por William Wyler.

A segunda curiosidade do dia vem de uma ilustre presença na plateia, que tivemos a sorte de registrar porque o Fabio Goulart trabalha de paparazzi nas horas vagas:


Isso mesmo. Ali no fundo, ao lado do sujeito de camisa verde, aparece, de forma discreta porém emblemática, o professor Carlos Reis! A sua espontânea presença em meio ao público honrou e valorizou o ótimo conteúdo trazido pela Carol e pela Fernanda, quer dizer, por "BECKER, Caroline" e "BORGES, Fernanda".

Por fim, para que a leitura desta postagem não se alongue até a data da próximo evento, vamos às informações jornalísticas/propagandísticas. O debate aqui registrado fez parte do evento No Limiar das Narrativas: hibridismo e multilinearidade, promovido pelo grupo de pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade, com coordenação do professor Ricardo Barberena. A próxima edição será no dia 25 de maio, das 17h30 às 19h, sobre o tema “Literatura na sala de aula.” Mas sobre isso ainda falaremos aqui, fazendo a devida divulgação e depois o devido relato do ocorrido, de forma a contemplar os dois modelos de postagens a que nos referimos no início; enfim, a frase era para ser curta e já se alongou em demasia... Para resumir: aguarde!

Um comentário: