No limiar das narrativas em fotos - parte 3

O terceiro encontro do evento No limiar das narrativas: hibridismo e multilinearidade ocorreu na última sexta-feira, 3 de junho de 2011. O tema: jogos. (O primeiro encontro foi sobre quadrinhos; o segundo, sobre transmídia).

Na foto abaixo, os responsáveis pelo encontro. Da esquerda para a direita: o palestrante Fábio Goulart; o convidado especial Maurício Piccini; o mediador Willian Silveira; e o outro palestrante Vinícius Carneiro.

Agora a gente vira a câmera e mostra o público!

Vinícius começou falando da OuLiPo (Oficina de Literatura Potencial), surgida na França, na década de 1960. Desse grupo participavam escritores como Georges Perec e Raymond Queneau. Eles tinham o hábito de inventar estruturas restritivas para estimular a criação. Exemplo: um livro onde todas as palavras começam com a mesma letra. Vinícius iniciou a palestra mostrando como até mesmo um jogo aparentemente simples, como o da Amarelinha, tem regramentos.

Esse é o Vinícius, flagrado num momento de intensa produção intelectual.

Depois foi a vez do Fábio (a foto ficou escura, mas a gente garante que ele está presente na imagem abaixo). Fábio falou do WarCraft como exemplo de MMORPG, ou seja, jogos de estratégia jogados por uma grande população de jogadores conectados em rede.

Depois assumiu a palavra o convidado especial. Maurício Piccini é da área da informática e estuda a narrativa de jogos. Ele mostrou algumas formas diferentes de organizar a aventura em games, do ponto de vista do programador.

Aqui o exemplo de um jogo bem simples, para que a gente pudesse entender.

O próximo encontro do evento será sobre o tema "música", no dia 24 de junho, às 17h30, na arena do CELIN (sala 222 do prédio 8).

2 comentários: